Pular para o conteúdo principal

Torta de Figos


Ingredientes:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de açúcar,
 1 colher de sopa de raspas de 1 limão-siciliano
1/4 colher de chá de sal
10 colheres de sopa de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de água gelada
200 g de amêndoas
1/3 xícara de cream cheese em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de mel
6 figos frescos grandes ou 12 pequenos fatiados e sem os cabos (podem ser substituídos por 20 figos secos hidratados)
1/4 xícara de geleia de damasco
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes secos num processador. Pulse até misturar bem. Adicione a manteiga e pulse até que adquira aparência de uma aveia grossa. Com o processador ligado, gradualmente adicione a água até formar um farelo úmido. Vire a mistura sobre uma superfície de trabalho e forme uma bola. Achate a massa formando um disco e embrulhe em filme de PVC. Deixe a massa na geladeira por 1 hora.
Em uma tigela limpa do processador de alimentos, misture o açúcar restante, as amêndoas,  o cream cheese, o extrato de baunilha e mel. Bata até ficar homogêneo. Pré-aqueça o forno a 200 graus C.
Sobre uma folha grande de papel-manteiga, abra a massa formando um círculo de 28cm. Transfira a massa para uma assadeira grande redonda. Espalhe o recheio de amêndoas sobre a massa, deixando uma borda de 5cm. Disponha os figos por cima do recheio de amêndoas. Espalhe a geleia sobre os figos. Dobre a borda da massa sobre o recheio, formando um círculo de 20cm. Pressione as bordas levemente para selar as rachaduras na massa.
Asse a torta até que a massa esteja dourada, cerca de 40 minutos.

Nota: Para hidratar os figos secos, cozinhe em água por 5 minutos. Deixe a mistura esfriar completamente. Coe antes de usar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest