terça-feira, 27 de junho de 2017

Suflê de Espinafre e Gorgonzola






Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado fino
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
1/4 de colher de chá de noz-moscada
½ colher de  chá de sal  e ½ de pimenta-do-reino moída
4 gemas de ovos em temperatura ambiente
1/2 xícara de queijo cheddar ralado
1 pacote de espinafre picado congelado
5 claras em temperatura ambiente batidas em neve
1/8 de colher de chá de cremor tártaro
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200 graus C.
Unte um recipiente para suflê com manteiga e polvilhe com queijo parmesão ralado.
Derreta as três colheres de sopa de manteiga em fogo baixo, em seguida misture a farinha e cozinhe, por 2 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, misture o leite quente, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo, por 1 minuto, mexendo sempre até atingir uma consistência lisa e espessa. Retire do fogo e , enquanto ainda está quente, junte as gemas, uma de cada vez.
Acrescente o queijo cheddar, o parmesão, o espinafre e transfira para uma tigela grande. Coloque as claras de ovos, o molho tártaro, e uma pitada de sal na tigela da batedeira. Bata em até formar picos firmes e brilhantes.
Acrescente um terço das claras no molho de queijo e misture bem. Em seguida, adicione o restante e envolva as claras em neve de baixo para cima, com movimentos delicados até incorporar tudo.
Despeje em uma travessa de suflê e alise a superfície. Desenhe um grande círculo no topo, com a espátula para ajudar ao suflê crescer de forma uniforme.

Coloque no  forno, abaixe a temperatura a 190 graus C e asse por 30 a 35 minutos, até crescer e dourar. Não abra o forno antes de acabar o tempo ou irá murchar!

Observações:
11 - O espinafre deve ser descongelado antes de usar. Quando estiver completamente descongelado, envolva em folhas de papel toalha e torça na pia para retirar toda água.
22 - O suflê pode ser preparado até duas horas antes de ir ao forno, para ser assado quando os convidados forem chegando, mas deve ser servido tão logo fique pronto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.