Pular para o conteúdo principal

Suflê de Espinafre e Gorgonzola






Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado fino
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite morno
1/4 de colher de chá de noz-moscada
½ colher de  chá de sal  e ½ de pimenta-do-reino moída
4 gemas de ovos em temperatura ambiente
1/2 xícara de queijo cheddar ralado
1 pacote de espinafre picado congelado
5 claras em temperatura ambiente batidas em neve
1/8 de colher de chá de cremor tártaro
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200 graus C.
Unte um recipiente para suflê com manteiga e polvilhe com queijo parmesão ralado.
Derreta as três colheres de sopa de manteiga em fogo baixo, em seguida misture a farinha e cozinhe, por 2 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, misture o leite quente, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo, por 1 minuto, mexendo sempre até atingir uma consistência lisa e espessa. Retire do fogo e , enquanto ainda está quente, junte as gemas, uma de cada vez.
Acrescente o queijo cheddar, o parmesão, o espinafre e transfira para uma tigela grande. Coloque as claras de ovos, o molho tártaro, e uma pitada de sal na tigela da batedeira. Bata em até formar picos firmes e brilhantes.
Acrescente um terço das claras no molho de queijo e misture bem. Em seguida, adicione o restante e envolva as claras em neve de baixo para cima, com movimentos delicados até incorporar tudo.
Despeje em uma travessa de suflê e alise a superfície. Desenhe um grande círculo no topo, com a espátula para ajudar ao suflê crescer de forma uniforme.

Coloque no  forno, abaixe a temperatura a 190 graus C e asse por 30 a 35 minutos, até crescer e dourar. Não abra o forno antes de acabar o tempo ou irá murchar!

Observações:
11 - O espinafre deve ser descongelado antes de usar. Quando estiver completamente descongelado, envolva em folhas de papel toalha e torça na pia para retirar toda água.
22 - O suflê pode ser preparado até duas horas antes de ir ao forno, para ser assado quando os convidados forem chegando, mas deve ser servido tão logo fique pronto.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest