Pular para o conteúdo principal

Fritata de Batatas com Manjericão Fresco


Ingredientes:
6 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 1/2 xícaras de batatas cozidas, sem pele e cortadas em cubos de 1 cm (aproximadamente 4 batatas)
6 ovos extragrandes
300 g de ricota
200g de queijo Gruyère, ralado
1/2 colher de chá de sal kosher
1/2 colher de chá de grãos de pimenta-do-reino, moídos na hora
1/2 xícara de folhas frescas de manjericão, picado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 170 graus C. Unte, com manteiga e farinha, uma forma rasa de 30 cm por 45 cm por 4 cm. Em uma panela, em fogo médio-alto, coloque 4 colheres de sopa de manteiga e deixe a manteiga derreter. Adicione as batatas e frite-as, por 10 a 15 minutos, até estarem
cozidas, vire-as várias vezes.Derreta o restante das  colheres de sopa de manteiga, em uma pequena panela e reserve. Enquanto bata os ovos em uma tigela grande; misture a ricota, o queijo Gruyère, a manteiga derretida, o sal, a pimenta e o manjericão.
Polvilhe a farinha e o fermento em pó, na mistura de ovo, e mexa bem. Distribua as batatas sobre todo o fundo da assadeira, despeje a mistura de ovos sobre as batatas e espalhe uniformemente. Asse a frittata até que esteja dourada e inchada, por 30 a 35 minutos. Deixe esfriar e corte em 20 quadrados grandes (tamanho aperitivo).
Sirva numa travessa enfeitada com um raminho de manjericão fresco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest