Pular para o conteúdo principal

Geleias Caseiras da Rita Lobo

O episódio de hoje do programa Cozinha Prática com Rita Lobo no GNT explicou como fazer compotas caseiras.
Ela preparou três tipos de geleia - de manga com maracujá, de maçã com ameixa e, a mais inusitada: de chuchu com ameixa seca e pêssego.
Adorei as dicas para esterilizar os potes de vidro, fechar à vácuo e o ponto certo do doce.

1 - Para esterilizar vidros no forno proceda da seguinte forma: lave bem os vidros e suas tampas. Depois, numa assadeira bem limpa, disponha os potes e as tampas virados com a boca para cima. Leve ao forno frio/desligado e ligue á 110°C . Deixe aí por 15 minutos. Detalhe: no programa ela só colocou os potes no forno. As tampas preferiu ferver em uma panela com água por 5 minutos.


2 - Despeje a geleia ainda quente no pote, mas não encha completamente (deixe um espaço vazio de aproximadamente dois dedos em cada recipiente) . Feche imediatamente e vire o pote de cabeça para baixo. 



3 - Caso prefira congelar, não vire o pote de cabeça para baixo e deixe fechado, esfriando até chegar à temperatura ambiente e, só então , leve ao freezer.

4- Para identificar o ponto certo da geleia, ela colocou previamente um pires limpo na geladeira. Preparou o doce mexendo sempre no fogo e, quando começou a adquirir consistência, pingou (com ajuda de uma colher) um pouco da mistura quente no prato gelado. Inclinou o prato e explicou que, quando o doce não escorre de uma vez pelo pires está pronto. A mistura deve deslizar lentamente na louça fria demonstrando assim não estar mole e aguada.




 Imagem Pinterest - potes de vidro da marca Bormioli Rocco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest