Pular para o conteúdo principal

Analfabetismo Funcional

Estreou ontem no GNT a série “Minha estupidez”. No programa a atriz Fernanda Torres finge uma "estupidez" que obviamente não tem e deixa o convidado falar à vontade.



Gravado há oito anos, o episódio de ontem foi também uma homenagem a um dos grandes escritores brasileiros do século XX, João Ubaldo Ribeiro, falecido em 2014.
Ela conversou com o escritor sobre sua formação e sobre a educação severa que recebeu do pai, que "não queria ter um filho analfabeto" e o obrigou,  nas séries iniciais do primeiro grau,  a ler um livro inteiro.
Ele relatou que começou a leitura devagarinho, soletrando, titubeando, com muita dificuldade, mas, ao final da extensa obra, já lia fluentemente.
Como ao final teria que relatar o enredo ao pai, foi obrigado a empenhar-se dedicando boa parte do tempo fora da escola à leitura para entendimento do texto.

O relato do escritor vem de encontro com minha ideia descrita AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest