Pular para o conteúdo principal

Bananada Caseira de Corte sem Adição de Açúcar.




Hoje fui passear em Itanhaém e visitei a Casa da Bananada, doceria tradicional localizada no centro.
Saboreando algumas delícias que eles produzem ali, lembrei dessa receita que está na minha família há muitos anos. Minha avó fazia e minha mãe também.
Pode substituir o adoçante por açúcar, mas, nesse caso, é necessário esperar o doce secar porque o açúcar forma uma calda que precisa desaparecer para que o doce atinja ao ponto certo.
Em casa, meu pai comprava um cacho de bananas inteiro para estocar o doce na despensa (ele gostava de comer com queijo branco na sobremesa) minha mãe envolvia no açúcar e só depois embalava os tabletes em papel manteiga.


Bananada caseira de corte sem adição de açúcar.

Leve ao fogo bananas nanicas maduras na quantidade acima de uma dúzia (reduz muito).
Vá mexendo com uma colher de pau até que a água que a fruta solta desapareça.
Adicione adoçante culinário de acordo com seu paladar (opcional).
Quando a bananada estiver moreninha, sequinha e desprendendo da panela, despeje em recipiente untado (minha  mãe higienizava bem o mármore da pia para espalhar ali o doce quente).
Quando a massa esfriar, formar os tabletes, passar em açúcar refinado  e embrulhar em papel manteiga (caso não pretenda consumir imediatamente). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest