sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Bananada Caseira de Corte sem Adição de Açúcar.




Hoje fui passear em Itanhaém e visitei a Casa da Bananada, doceria tradicional localizada no centro.
Saboreando algumas delícias que eles produzem ali, lembrei dessa receita que está na minha família há muitos anos. Minha avó fazia e minha mãe também.
Pode substituir o adoçante por açúcar, mas, nesse caso, é necessário esperar o doce secar porque o açúcar forma uma calda que precisa desaparecer para que o doce atinja ao ponto certo.
Em casa, meu pai comprava um cacho de bananas inteiro para estocar o doce na despensa (ele gostava de comer com queijo branco na sobremesa) minha mãe envolvia no açúcar e só depois embalava os tabletes em papel manteiga.


Bananada caseira de corte sem adição de açúcar.

Leve ao fogo bananas nanicas maduras na quantidade acima de uma dúzia (reduz muito).
Vá mexendo com uma colher de pau até que a água que a fruta solta desapareça.
Adicione adoçante culinário de acordo com seu paladar (opcional).
Quando a bananada estiver moreninha, sequinha e desprendendo da panela, despeje em recipiente untado (minha  mãe higienizava bem o mármore da pia para espalhar ali o doce quente).
Quando a massa esfriar, formar os tabletes, passar em açúcar refinado  e embrulhar em papel manteiga (caso não pretenda consumir imediatamente). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.