Pular para o conteúdo principal

Cupcakes de crochê




Material: linha Camila ou Rubi (de bordado), agulha de crochê adequada, manta acrílica.

Abreviações:

carr = carreira
corr = corrente
pa = ponto alto
mpa = meio ponto alto
pb = ponto baixo
pbxmo = ponto baixíssimo

VOLTINHA DO CUPCAKE

Use três cores diferentes que combinem.

1a. carreira: faça 30 correntes com a linha branca, faça mais duas para a altura e faça 30 pa. Não corte a linha.

2a. carreira: mude para a linha pink, faça 2 correntes para a altura, faça 2 pa na primeira corrente da carreira anterior e prossiga com pa em relevo (pegue somente a linha de trás da corrente da carreira anterior e não as duas como se faz usualmente), prendendo o inicio da linha pink com os pontos que estão sendo feitos , no final da carreira deixe um ponto sem fazer. Não corte a linha.

3a. carreira: mude para a linha rosa, faça 2 correntes para a altura, 1 pa pela metade, outro idem e arremate os dois juntos, prossiga em pa em relevo (para dar o efeito "sanfonado") prendendo o inicio da linha rosa com os pontos que estão sendo feitos. No final da carreira aumente um ponto fazendo 2 pa na mesma corrente da carreira anterior. Não corte a linha.

4a. carreira: pegue a linha branca que está pendurada abaixo no mesmo lado, faça 2 pa para a altura, 2 pa na primeira corrente da carreira anteior e prossiga com pa em relevo.

5a. carreira: pegue a linha pink que está pendurada abaixo do mesmo lado e continue fazendo os aumentos de um lado e diminuições no outro sempre sem cortar a linha.

Dica para não se confundir: o lado onde que está a sobra da linha branca é para aumentar, e do outro lado para diminuir, de maneira que devemos obter no final um paralelogramo.

Resumo:

- Aumentos:
   > no inicio da carreira: 2 pa na mesma corrente da carreira anterior
   > no final da carreira: idem

- Diminuições: 
   > no inicio da carreira: 2 correntes para a altura, 1 pa pela metade, outro idem e arremate os dois juntos
    > no final da carreira: deixe 1 ponto sem fazer

Costure conforme explicado AQUI e recheie com manta acrílica.

CHANTILLY

1ª carr: 12 mpa no anel mágico. Puxe o fio para fechar. 

2ª carr: Suba 3 corr. pule 1 ponto e no seguinte prenda com *1 pb + 2 corr., pula um ponto e prende com 1 pb na próxima corr.*. Repetir de * a * até o fim da carr. 

3ª carr: 1 pb + 3 mpa + 1 pb em cada argolinha da carr. anterior. Ficam formadas as pétalas. 

4ª carr: Passe a linha para trás da florzinha e faça novas alcinhas da mesma maneira que a 2ª carr. 

5ª carr: Igual a 3ª carr. 

Arremate. 

CEREJA 

1ª carr: 6 pb no anel mágico. Puxar para ficar bem fechado. 

2ª carr: 2 pb em cada pb da carr.anterior. Ficam 12 pb

3ª carr: Igual a 2ª carr. 

4ª carr: *1 pb, pula um ponto* .... até o final. Dessa maneira já vai fechando a bolinha. 

Coloque a fibra para rechear a cereja. Feche com pb necessários e arremate.


COPINHO

Comece pelo fundo:

1ª carr: no anel mágico faça 12 pa

2ª carr: faça 2 pa em cada pa da carreira anterior, totalizando 24 pa

3ª carr: *2 pa, 2 pa no pa da carreira anterior,*.... vá repetindo até o final

4ª carr: *2 pa, 2 pa no pa da carreira anterior, 1 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

5ª carr: *1 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

6ª carr: começa a lateral do copinho: faça pa em relevo (pegue somente a linha de trás da corrente da carreira anterior e não as duas como se faz usualmente), 

7ª carr: faça pb em todas as correntinhas viradas para a frente da carreira de pa em relevo da 6a. carr (não adianta fazer a carreira de pb primeiro porque fica difícil pegar o outro lado da correntinha por trás).

8ª carr em diante: 6 carr de pa

14ª carr: (só para o cupcake com voltinha, é a parte onde vai ficar presa a dita cuja) faça pa em relevo pegando a correntinha de trás da carreira anterior (para a correntinha solta ficar saliente), *6 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

15ª carr: *3 pa, 2 pa no pa da carreira anterior, 6 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

Para o cupcake comum:

14ª carr: faça um bico com uma cor diferente em volta do copinho pela corrente da frente da carreira anterior (na de trás vamos levantar os pontos para fazer a tampa do cupcake): 1 pb + 3 mpa + 1 pb no mesmo lugar. Prenda com 1 pb no próximo ponto. Se desejar pode-se inserir pequenas pérolas ou miçangas nesse bico, para isso coloque-as na linha com o auxilio de uma agulha de costura antes de começar a fazer o bico e vá posicionando-as na trama à medida que o trabalho progride.

TAMPA

Comece pela borda do copinho:

1ª carr: faça 1 carr de pa na parte interna da corrente da 14ª carr acima

2ª,  3ª e 4ª carr: *3 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

5ª carr:  *2 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

6ª carr:  *1 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

Encha o cupcake com manta acrilica

7ª carr: *2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final e arremate.


COBERTURA DE CHOCOLATE E COBERTURA VERDE


1ª carr: 20 pa duplos no anel mágico

2ª carr: *4 corr, 2 pa triplos, 4 corr e prenda com pbxmo no mesmo ponto do ultimo pa triplo*...vá repetindo até o final e arremate.


COBERTURA DE FONDANT

1ª carr: 16 pa no anel mágico

2ª carr: 2 pa no pa da carreira anterior, totalizando 32 pa

3ª carr:  *2 pa, 2 pa no pa da carreira anterior*...vá repetindo até o final

4ª carr: *4 corr, 3 pa quintuplos, 4 corr e prenda no mesmo ponto do ultimo pa quíntuplo com pbxmo, 2 pb*...vá repetindo até o final e arremate.


CALDA DE MORANGO 

1ª carr: 21 pa triplos no anel mágico

2ª carr: 2 pa triplos em cada pa da carreira anterior

3ª carr: *1 corr, 1 pb, 1 pa, (1 pa duplo, 1 pa triplo, 1 pa duplo) estes três no mesmo pa da carr anterior, 1 pa, 1 pb, 1 pbxmo*...vá repetindo até o final e arremate.



MONTAGEM

Cole as partes com cola quente ou cola de artesanato, exceto o cupcake com voltinha, é melhor prender ao copinho com pontos invisíveis de costura.

Dê asas à imaginação na decoração, use miçangas, fuxicos, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest