Pular para o conteúdo principal

Como Estudar para Testes

Onze dicas de um professor experiente.

1 – Se você não sabe nem por onde começar, mantenha a calma. Comece organizando  o tempo  de que dispões pelas várias tarefas a realizar. Não falte às aulas, pois poderá perder revisões da matéria bem como indicações do professor. Tente seguir rigorosamente o plano que você traçou. Não se esqueça de começar a preparar-se antecipadamente para o teste, reservando uma ou duas horas por dia para estudar;

2 - Comece relendo, com atenção,  suas anotações  de modo a relembrar o conteúdo mais importante e identificar os aspectos em que você ainda tem dúvidas e que precisam de uma atenção especial;

3 . Procure envolver-se com os textos que você está lendo.  Faça a si mesmo a seguinte questão “O que preciso saber sobre esta matéria?” .
À medida que você vai lendo, sublinhe (eu uso lápis preto nos livros e caneta marcadora de texto nos cadernos) o conteúdo mais importante.  Paralelamente vá anotando os itens relevantes.
Discuta os conteúdos com outros colegas caso esteja estudando em grupo. Em relação às matérias de que você não gosta é preciso um esforço extra para trabalhar com elas,  não caindo na tentação de pular determinados aspectos. Recomendo inclusive dar prioridade a esses conteúdos estudando primeiro e, de preferência, nas primeiras horas do dia, quando sua mente está mais descansada.

4 - Todos sabemos que interiorizamos mais facilmente os conhecimentos que, de algum modo, fazem sentido para nós. À medida que você vai estudando, tente trabalhar sobre as informações adquiridas, aplicando-as a novos contextos. Tente integrar os novos conhecimentos adquiridos àqueles de que já dispões. Deste modo, será  mais fácil relembrar as novas informações.
5 .  Uma forma de memorizar e dar à informação mais sentido é utilizar tópicos ou itens. Por exemplo, se você quiser recordar os aspectos que devem estar presentes num texto informativo ou mesmo numa notícia, pode organizá-los deste modo, utilizando a primeira letra que os inicia: Quem, Quando, O Quê, Onde, Como, Porquê, Para Quê;

6 - Podemos associar novas informações a aspectos ou outras informações que nos são familiares. Por exemplo, para recordar uma fórmula ou equação, podemos utilizar letras do alfabeto para simbolizar alguns algarismos. Deste modo, podemos transformar uma fórmula abstrata numa palavra ou frase com sentido que será facilmente recordada quando necessário.
Quando aprendemos uma outra língua, temos tendência para estabelecer associações entre determinadas palavras e sons que nos são familiares.
O importante é estabelecermos ligações e correspondências de modo a não nos esquecermos dos novos conhecimentos que devemos fixar.

7 - Testa os seus próprios conhecimentos. Coloque questões a si mesmo sobre os conteúdos que você estudou, recordando as indicações e recomendações do professor sobre o teste.
Analise com atenção as relações entre os vários aspectos da matéria estudada. Tente repetir, com suas próprias palavras, os novos conceitos e informações;

8 . Organizar a informação através de esquemas ou fichas é uma ótima estratégia para recuperar mais rapidamente os conteúdos estudados.
-Tomar notas ou fazer sínteses; 
-Estabelecer relações entre os vários conteúdos;
-Agrupar informações em categorias ou hierarquias, sempre que possível;
-Criar mapas de informação, organizando e inter-relacionando essas informações.

9 - Depois de reler seus apontamentos e textos, tente recordar as informações neles contidas. Tente responder às questões que você elaborou para cada conteúdo. Se não conseguir, releia, com atenção, os aspectos em que encontre mais dificuldades. Quanto mais tempo dedicar ao estudo, mais facilmente você dominará a matéria. Não esqueças, contudo, que estudar é essencialmente organizar e integrar as novas informações aos conhecimentos que você já possui.

10 - O ambiente físico, mental e emocional deve ser semelhante, na medida do possível, ao contexto em que vai decorrer o teste;


11 - Evite a exaustão mental. Faça  pequenos intervalos durante o  estudo para relaxar um pouco, fisicamente e mentalmente, tentando não pensar no teste. Procure estar calmo e descansado antes do teste. Alimente-se  bem, durma e, o mais importante, confie em você e no trabalho que realizou preparando-se adequadamente para a prova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest