segunda-feira, 16 de março de 2015

Sushis em ponto cruz e crochê



Sugestões em ponto cruz garimpadas no Pinterest


















Gráfico de biquinho do site "docespontinhos.com", tem coisas lindas de crochê, todas com receita.

clique na imagem para ampliar




MINIATURAS DE SUSHI EM CROCHÊ

Agulha de crochê no. 10 e linha de bordado Rubi ou semelhante.

Sushi com ovas:




1 - Com a linha branca fazer 3 carr de 6 pa, fazer leque de 6 pa em cada extremidade.
2 - Com a linha preta levantar 3 carr de pa em toda volta.
3 - Em separado fazer uma peça como 1.
4 – Fazer as ovas em ponto nó com agulha de costura na cor escolhida (amarelo, vermelho, laranja, verde ou preto) bem juntas uma da outra nessa peça.
5 – Recortar um pedaço de plástico de garrafa pet que se ajuste na lateral preta por dentro.
6 – Juntar as 2 peças com ponto baixo com a linha preta, recheie com manta acrílica antes de fechar completamente.
7 – Aplique bolinhas de Hidromiçanga incolor (da Gato Preto) sobre as ovas e deixe secar (para dar brilho).

Niguirizushi: 

De salmão:



De camarão:



De um molusco (nome ignorado):



De omelete:




É um bolinho de arroz com diversos tipos de cobertura: salmão, atum, omelete, camarão, ouriço, moluscos, alguns presos ao bolinho por uma tira de alga.

1 – Com a linha branca fazer 4 carr de 12 pa, fazer leque de 8 pa em cada extremidade.
2 - Levantar 3 carr de pa em toda volta.
3 - Em separado fazer uma peça como 1, recheie com manta acrílica e junte as 2 peças com pb com a linha branca.

Coberturas:

Camarão:

Carr. impar branca, carr. par laranja, não cortar as linhas, retornar prendendo a linha anterior nas correntes de baixo e fazendo os pontos seguintes por cima.
1ª. – com a linha branca fazer 14 corr e 12 pa por cima, não corte a linha.
2ª. – com a linha laranja fazer 2 pb, 1 meio pa, 1 pa, 4 pa duplo, 1 pa, 1 meio pa, 2 pb, prendendo a linha branca junto às correntes de baixo e fazendo os pontos por cima.
3ª. e demais impares – fazer pb com a linha branca, prendendo a linha laranja junto às correntes de baixo e fazendo os pontos por cima.
4ª., 6ª. – idem a 2ª.
8ª., 10ª. – 2 pb, 1 meio pa, 6 pa, 1 meio pa, 2 pb
12ª. – 2 pb juntos, 1 meio pa, 6 pa, 1 meio pa, 2 pb juntos
13ª. – 2 pb juntos, 6 pb, 2 pb juntos
14ª. – 2 pb juntos, 4 pb, 2 pb juntos
15ª. – 2 pb juntos, 2 pb, 2 pb juntos

Cauda: com a linha laranja fazer 6 corr na primeira corr branca, 1 corr p/dar altura e voltar fazendo 6 pb nas correntes; fazer o mesmo nas outras 3 corr. brancas e arrematar.

Atum, salmão e omelete:

1ª. – fazer 12 corr, 1 corr para dar altura, voltar fazendo 2 pb, 1 meio pa, 6 pa, 1 meio pa e 2 pb.
2ª., 3ª. e 4ª. - 2 pb, 1 meio pa, 6 pa, 1 meio pa e 2 pb.
5ª. até 8ª. – 12 pa.
9ª. até 12ª. – como a 2ª.

Makizushi:


O conhecido "pneuzinho":



Pneuzinho de omelete:


Uramaki,  a alga fica por dentro, por fora, gergelim.



No anel mágico monte 14 pa com a linha branca, aperte o anel, faça 2 corr. para dar altura e faça a carr seguinte em pa fazendo 2 pa em cada corr alternadamente.
Faça a 3ª. carr. da mesma maneira, fazendo aumentos alternados, esta rodinha é o fundo do sushi.
4ª., 5ª. e 6ª. carr: tudo em pa, sem aumento, para fazer a lateral do sushi (em preto, amarelo claro ou branco).
Faça a outra face redonda do sushi com o anel mágico como explicado acima; faça o recheio do sushi nesta peça com agulha de costura e pontos nós coloridos bem cheios.
Recorte um pedaço de garrafa pet e ajeite na lateral da peça por dentro.
Junte as 2 peças com pb com a linha da mesma cor da lateral do sushi, mantendo a parte do recheio virada de frente para você (para o acabamento ficar melhor).
Antes de terminar de fechar, recheie com manta acrílica.
Nos sushis com a lateral branca, faça vários pontos nós com agulha e linha de costura bege ou preta (gergelim).

No uramaki:
Na face que tem o recheio, faça com linha preta de costura um contorno em ponto haste em volta do recheio e linhas em curva para fazer o contorno da alga dentro do arroz até chegar à beirada. 

Temaki:




Não anotei, achei que iria ser o filho único, fiz 2 quadrados em pa, um com linha preta (para a alga) e outro um pouco menor com linha branca (para o arroz).

Recheio: recortei a borda de uma caixa de plástico que continha morangos, cortei no tamanho adequado, fiz uma carreira em pa e colei na peça, nas cores vermelha, laranja, marrom, amarelo e verde.

Montagem: recorte um pedaço de garrafa pet em tamanho um pouco menor que a peça branca, cole nesta e do outro lado do plástico cole a peça preta.
Cole o recheio na diagonal, enrole como temaki, coloque mais cola por dentro e amarre uma linha para manter a forma até secar. Descarte a linha após a secagem.



Os sushis do Restaurante Sushi Isao de São Paulo - SP serviram de inspiração para essas miniaturas de crochê.




Abaixo relógio do restaurante:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.