domingo, 15 de junho de 2014

Salada Perfeita

imagem via Pinterest

Sou da opinião que para acompanhar qualquer refeição não pode faltar uma boa salda de folhas verdes e fresquinhas – rúcula, agrião, alface, endívias, radicchio, alface misturados sozinhos ou com outros acompanhamentos.
Salada é uma unanimidade, não há quem não goste. Eu adoro e acho que cai bem em diversas ocasiões, como por exemplo: churrascos, almoços de verão, jantares vegetarianos e até mesmo em ocasiões mais formais.  No verão, por exemplo, a salada pode ser prato único acompanhada de torradinhas e acompanhada de um prosecco geladinho.
Em dias festivos ela pode ser servida em copos, em bowlls individuais, ou em grandes produções como estas.
Pulos do Gato
1 – Folhas com água deixam a salada horrível. Para facilitar a secagem, a dica que Lucília Diniz https://pt-br.facebook.com/LuciliaDinizOficial postou na sua fanpage é prática e funciona (já testei). Basta escorrer e sacudir um pouco as folhas lavadas e colocando-as num saco plástico forrado de papel toalha. Depois é só girar o saco no ar algumas vezes e as folhas ficam sequinhas.
2 - Um bom molho é indispensável. O truque para variar e acertar sempre o sabor é a proporção. Sigo a receita do site Panelinha cija regra é: “Mantenha a seguinte proporção". Ou seja:
- 1 parte de ácido (vinho branco, tinto, balsâmico, suco de laranja),
- 3 partes de gordura (óleo, azeite),
- sal e pimenta-do-reino a gosto.
Se for fazer em maiores quantidades, basta manter a proporção. Use 1/3 de xícara de vinagre para uma xícara de azeite e prepare o molho para a semana toda. Seguindo essa regrinha, você ainda pode acrescentar outros ingredientes. Em vez do alho, coloque mostarda, mel, shoyu, umas gotas de óleo de gergelim, o que preferir”.  Também gosto de variar colocando no molho uma colher de sobremesa de gengibre ralado (fica divino).

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.