Pular para o conteúdo principal

Limpeza Detalhada da Casa


Pretendo viajar e elaborei esta lista de limpeza para deixar com minha ajudante. São coisas que ela poderá fazer com tranquilidade uma vez que não terá roupas para lavar e passar, cozinha e louça etc.

imagem via Pinterest

1 – Lavar os tapetes dos quartos com vassoura embebida em água e sabão em pó, retirar com mangueira rodo e colocar para secar. Aspirar e colocar no sol tapete da sala, para tirar cheiro de guardado.
2 – Lavar cortinas, edredons e cobertores enquanto ainda faz sol.
3 – Limpar os lustres e spots de todos os cômodos.
4 – Esfregar com cloro o rejunte dos tijolos da churrasqueira para eliminar  limo e excesso de cimento. Limpar por dentro e por fora o armário e a pia da churrasqueira. Limpar toldo da churrasqueira.
5 – Só limpar os móveis de couro da sala com flanela. As manchas tirar com uma esponja limpa com sabonete lux. Retirar com pano úmido e secar com pano limpo.
6 – Limpar a máquina de lavar que está em uso por dentro.
7 - Azulejos - comece a limpeza pelo rejunte, retirando a sujeira mais difícil com escova embebida em cloro.  Retire a sujeira que foi removida com pano úmido. Em seguida, esfregue os azulejos com um pano embebido em removedor com água, na proporção de uma medida de removedor para três de água. Deixe secar. Use uma flanela seca para dar brilho.
8 – Passar pano com removedor dentro dos guarda-roupas e armário da cozinha (para afastar formigas).  Lavar pratinhos e enfeites da cozinha.
9 – Desinfetar todas as maçanetas das portas e vidros, telefone e interfone com Lysoform.
10 – Passar cera na mesa da churrasqueira e polir
11 – Lavar piso da cozinha, banheiros, área de serviço, quartinho e rodapés com cloro para clarear rejuntes. Nas salas e corredor, esfregar com vassoura e cloro e pouquíssima água.  Puxar com o rodo e secar com pano úmido.
12 – Arear as panelas  e assadeiras de alumínio.
13 – Lavar vidros e janelas com mangueira por fora, antes que comece a temporada de frio e chuva.
14 – Limpar os fios em geral. Limpar os eletrodomésticos: coifa, batedeira, liquidificador, ar condicionado etc.
15 – Deixar as camas descobertas para arejar.
16 – Lavar, ferver e passar todos os panos de prato.
17 – Lavar talheres deixando de molho em sabão em pó e cloro para limpar os cabos. Polir com álcool separadamente: os que estão em uso e o das caixas da despensa (de festa).
18 – Limpar os ralos (banheiros e pia). Primeiro jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, despeje uma xícara de vinagre pelo ralo. Espere cinco minutos e coloque os 3 litros e meio de água quente no ralo.
19 - Regar as plantas e a grama.
20 - Limpar os ventiladores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest