domingo, 16 de fevereiro de 2014

Vinte e oito dicas domésticas.

Recebi este e-mail e achei algumas dicas bem interessantes. Não custa tentar?

001 Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.

002 As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

003 O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

004 Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

005 Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

006 Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas. Gente, que moscas são essas? Isso é coisa da bisavó...


007 Para conservar a mandioca por um mês, descasque-a, lave-a, seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.

008 Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente.


009 Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

010 Antes de fritar a polenta, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela ficará mais macia e com uma crosta crocante.

011 O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

012 Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

013 Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário. Ou pare de fazer frituras que é bem melhor para sua saúde e a de sua família.

014 Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço. Assim as manchas sairão mais rápido.

015 Para que não respingue gordura na fritura dos bifes, ponha um pouco de óleo na carne na hora de temperá-la. Depois coloque-a numa panela e não use mais o óleo (quanta engenhosidade...)

016 Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

017 Para limpar o forno de microondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.

018 Para tirar qualquer odor do microondas, limpe seu interior com um pano embebido numa solução de bicarbonato e água morna.

019Um pouco de leite em pó deixara seu purê leve como suflê.

020 Para tirar o amargo da berinjela, deixe-a de molho na água com um pouco de sal e vinagre por meia hora.

021 Para que a couve flor não escureça durante o cozimento, ponha na água meia xícara de leite.

022 As folhas de alface conservarão como novas na geladeira se você colocar perto delas, um limão partido.

023 Ao cozinhar as verduras, coloque uma colherinha de açúcar. Ajuda a manter a cor e o sabor das verduras. Evite usar o bicarbonato porque ele elimina as vitaminas.

024 As garrafas de café ficarão sem odor ou cheiro, se colocar dentro delas, por mais ou menos 10 minutos, uma solução de água quente e sal. Depois é só enxaguar.

025 Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.

026 E para manter a geladeira sempre cheirando bem, molhe um chumaço de algodão em baunilha e deixe-o dentro da geladeira. Troque sempre eu for necessário.

027 Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.


028 Para descascar os ovos cozidos mais facilmente, tire-os da água quente e coloque-os imediatamente na água fria. Quebre então as cascas e role os ovos entre as mãos começando pela parte mais larga, até soltar toda a casca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.