segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Algumas Expressões Marítimas


Existem vários termos do nosso dia a dia que foram originalmente usados apenas em mar aberto. Aqui vão alguns exemplos:
Livro Negro
Coleção de leis de conduta marítima que ficou conhecido como o Livro Negro do Almirantado contendo as punições para os marujos infratores. Hoje, se você está listado no livro negro de alguém, significa que você ofendeu essa pessoa de alguma forma. A boa notícia é que os castigos físicos do Livro Negro do Almirantado não se aplicam mais...rsss...
2. Fechar os Olhos
Em 1801, durante a batalha de Copenhague, o almirante Nelson deliberadamente direcionou o telescópio ao seu olho cego, para não ver o sinal da bandeira do comandante pedindo para cessar o bombardeio. Hoje, a expressão fechar os olhos significa ignorar intencionalmente uma situação ou atitude de alguém.
3. Trote
Muito antes da sua existência nas universidades, o trote foi uma prática usada para privar a equipe de trabalho das horas de sono diário. No século 19, muitos capitães recorriam a essa prática para fazer valer a sua autoridade. O trote passou então a significar a iniciação de um novato em um grupo que deseja impor sua autoridade.
4. mostrar suas verdadeiras cores
Antigos navios de guerra muitas vezes levavam bandeiras de vários países a bordo, a fim de iludir ou enganar o inimigo. Hoje usamos a expressão "mostrou suas verdadeiras cores" para a pessoa que depois de um período de convivência finalmente revela seu verdadeiro caráter.
5 – Mar de almirante - É uma expressão usada pelos navegantes quando o mar está calmo, sem ondas. Almirante é a mais alta patente na Marinha. Por isso o nome. Hoje as pessoas passaram a usar essa expressão em seu dia a dia, para designar situações tranquilas, sem contratempos.
 OK, então eu só lhe deu 11 termos que à primeira vista não têm origens náuticas, mas realmente fazer. Há, literalmente, centenas destes termos em léxico diário de cada pessoa. Eu tomei estes termos e definições a partir daqui . Por favor, sinta-se livre para visitá-los e verificar o resto deles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.