Pular para o conteúdo principal

Visita Inesperada.


Minha avó materna simplesmente detestava desperdícios e, por isso, quando preparava um pão-de-ló, reaproveitava as laterais e as sobras do bolo.
Como?
Levando essas fatias novamente ao forno, devidamente salpicadas de raspas de laranja, o que fazia com que elas se transformassem em deliciosas torradinhas douradas e perfumadas.
Depois de completamente frias, elas eram guardadas numa lata decorada, hermeticamente fechada de onde só saiam quando chegava uma visita inesperada.
Minha avó oferecia às visitas esses “biscoitos” de pão-de-ló acompanhados de um bom vinho do porto, servido em seus belos cálices de cristal, presente de um casal de alemães que eram vizinhos da família.
Já minha mãe preferia usar a mesma técnica de reaproveitamento das aparas de bolo, que ela chamava de “fatias douradas”, para servir acompanhando uma boa taça de sorvete de creme, o que, a meu ver, era a forma que ela encontrou para dar seu toque pessoal à sobremesa comprada pronta sem deixar de lado os costumes herdados da mãe.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Pimentão Assado.

O pimentão sem a casca não é indigesto e ainda por cima fica adocicado e muito saboroso. Minha mãe fazia essa conserva e resolvi tentar. Fiz uma usando pimentões vermelhos e outra bem patriota, com pimentões verdes e amarelos.
Ingredientes: Pimentões; Sal; Pimenta calabresa; Azeite; Alho. Louro, orégano, alecrim e tomilho fresco.
Preparo: Esterilizei um vidro com tampa, colocando-o em água fervente, sem a tampa por alguns minutos. Retirei e deixei esfriar naturalmente sobre um pano de prato limpo com a tampa e o bocal voltados para baixo. Enquanto eles esfriavam lavei bem os pimentões.  Coloquei numa assadeira forrada com papel alumínio e um pouco de água. Deixei no forno baixo virando de vez em quando até que a pele escureceu por igual. Com esse procedimento a pele soltou facilmente. Retirei e deixei esfriar.   Depois, abri os pimentões com um corte vertical, separando-os em duas bandas. Retirei as sementes, reguei com azeite, sal e pimenta. Finalmente inseri as tiras de pimentão no …

Estrelas em Ponto Cruz

Garimpado no Pinterest